A tradição africana SONA ,
dos povos Cokwe, Luchazi,
Ngangela,é uma tradição cultural muito rica,pois transmite conhecimento que
permitem que a tradição cultural deles continue viva. Eles transmitem saberes
construídos ao longo do tempo, provérbios, conhecimento,mitos, ,acontecimentos,animais,
jogos, entre muitas outras variantes de conhecimento.É uma forma artística
linda de se transmitir cultura para as próximas gerações.Pena que não é
valorizado aqui no Brasil ,pois essa cultura faz parte da nossa também ,só que
não é valorizada no meio da diversidade que encontramos no nosso país .Dessa
forma ,falhamos em mostrar nossa diversidade cultural, não valorizamos o que
temos ,nas escolas não é passada essa cultura, e isso é um erro grave e prova
que nosso ensino básico é falho.
Podemos perceber a forma que os povos
africanos transmitem a cultura e quão
ela é eficiente , e a nossa forma que é por meios de livros e oratória é tão
falha , que nem mesmo consegue englobar todas as culturas que temos .
Esse modelo de tradição SONA, engloba
a matemática também,pois nos faz perceber a relação matemática que ali se
encontra ,seja na forma de linhas que a compõem ,ou de colunas , e também na
forma que se encontra as linhas no final
do trajeto , formando um desenho carregado de historias . E quando paramos para
avaliar é uma forma de aprendizado muito mais válida do que a tradicional. Essa
forma engloba uma nova visão de
aprendizado, onde aprendemos a enxergar com uma nova visão o que é considerado
matemática e cultura .É isso que o componente Matemática e Espaço nos ensina ,
a vermos com outros olhos formas que antes não víamos o sentido matemático que
estava presente e assim poder melhorar nossa forma de adquirir conhecimento .
O componente curricular Matemática e
Espaço é transformador.Na minha experiência do ensino fundamental e ensino
médio não era dessa forma .Sempre era o método “quadrado” de ensinar um assunto
, e que muitas vezes pela forma que era passado não chegava nem a ser
compreendido. E isso muitas vezes era uma frustração ,pois o método não
funcionava e eu não achava capaz que poderia ser aprendido de outra forma .
Particularmente eu acho que essa é a maior falha do ensino tradicional , onde
não é dado uma alternativa de aprendizagem para o aluno ,onde não é alterado o
método ,não evolui ,e assim continua gerando uma geração de olhares não
críticos , onde a matemática sempre vai ser enxergada somente por números e não
por formas , ou por formas que contam historias ,que transmitem arte e cultura
ao mesmo tempo . Por isso que o componente de Matemática e Espaço tem um método
tão significativo ,pois muda toda essa forma do passado que foi plantada e nos
transforma ,nos fazendo enxergar a matemática que antes passava despercebida
por nossos olhos , e nos ensinando que a matemática vai muito alem .Que outros
métodos de ensino existem e com eficiência ,e nos mostrando que em tudo a matemática se faz presente.
Comentários
Postar um comentário