A tradição africana  SONA ,  dos povos  Cokwe, Luchazi, Ngangela,é uma tradição cultural muito rica,pois transmite conhecimento que permitem que a tradição cultural deles continue viva. Eles transmitem saberes construídos ao longo do tempo, provérbios, conhecimento,mitos, ,acontecimentos,animais, jogos, entre muitas outras variantes de conhecimento.É uma forma artística linda de se transmitir cultura para as próximas gerações.Pena que não é valorizado aqui no Brasil ,pois essa cultura faz parte da nossa também ,só que não é valorizada no meio da diversidade que encontramos no nosso país .Dessa forma ,falhamos em mostrar nossa diversidade cultural, não valorizamos o que temos ,nas escolas não é passada essa cultura, e isso é um erro grave e prova que nosso ensino básico é falho.
       Podemos perceber a forma que os povos africanos transmitem a  cultura e quão ela é eficiente , e a nossa forma que é por meios de livros e oratória é tão falha , que nem mesmo consegue englobar todas as culturas que temos .
         Esse modelo de tradição SONA, engloba a matemática também,pois nos faz perceber a relação matemática que ali se encontra ,seja na forma de linhas que a compõem ,ou de colunas , e também na forma que se encontra as linhas no  final do trajeto , formando um desenho carregado de historias . E quando paramos para avaliar é uma forma de aprendizado muito mais válida do que a tradicional. Essa forma engloba  uma nova visão de aprendizado, onde aprendemos a enxergar com uma nova visão o que é considerado matemática e cultura .É isso que o componente Matemática e Espaço nos ensina , a vermos com outros olhos formas que antes não víamos o sentido matemático que estava presente e assim poder melhorar nossa forma de adquirir conhecimento .
        O componente curricular Matemática e Espaço é transformador.Na minha experiência do ensino fundamental e ensino médio não era dessa forma .Sempre era o método “quadrado” de ensinar um assunto , e que muitas vezes pela forma que era passado não chegava nem a ser compreendido. E isso muitas vezes era uma frustração ,pois o método não funcionava e eu não achava capaz que poderia ser aprendido de outra forma . Particularmente eu acho que essa é a maior falha do ensino tradicional , onde não é dado uma alternativa de aprendizagem para o aluno ,onde não é alterado o método ,não evolui ,e assim continua gerando uma geração de olhares não críticos , onde a matemática sempre vai ser enxergada somente por números e não por formas , ou por formas que contam historias ,que transmitem arte e cultura ao mesmo tempo . Por isso que o componente de Matemática e Espaço tem um método tão significativo ,pois muda toda essa forma do passado que foi plantada e nos transforma ,nos fazendo enxergar a matemática que antes passava despercebida por nossos olhos , e nos ensinando que a matemática vai muito alem .Que outros métodos de ensino existem e com eficiência ,e nos mostrando  que em tudo a matemática se  faz presente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMEIRAS IMPRESSÕES E CRIAÇÃO DO LABIRINTO

Pavimentação